Os participantes eram alunos de diversas ONGs do Rio de janeiro que, assim como o CADES, promovem a Educação através do Surfe.As instituições participantes foram, além do CADES situado no Recreio, as ONGs Rocinha Surfe Escola da Rocinha em São Conrado, Projeto Social Surfe Glória e Favela Surfe Club do Arpoador e a AdaptSurf que tem sedes na Zona Sul e na Barra e desenvolve um trabalho voltado especificamente para pessoas portadoras de deficiência.
Além das competições das modalidades radicais, houve ações de educação ambiental com coleta de micro lixo e palestra de conscientização além de uma palestra de prevenção às drogas realizada por um representante da Polícia Militar do Rio de Janeiro – PMERJ.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL - finalizou o evento apresentando um parecer sobre a situação atual dos esportes radicais e do esporte em geral no Rio de janeiro e sobre as perspectivas futuras em função da agenda de megaeventos previstas para o município culminando nas Olimpíadas RIO 2016.
A programação do evento começou cedo com uma aula de Yoga às 7:00h com o professor Ananda Deha da equipe Atmavit Yoga, seguida de um café da manhã na sede do CADES oferecido aos participantes. Após, foram divididas as equipes que disputaram a Olimpíada radical por todo o dia somando pontos em todas as atividades. Na seqüência, as equipes foram conduzidas à praia onde houve a competição de surfe e as atividades de ecologia e sustentabilidade. Regressaram à sede por volta de 12:30h para almoçar uma bela macarronada gostosa e nutritiva. Na parte da tarde tivemos as competições de skate e de corda bamba, encerrando o evento com a parte de premiação das equipes, distribuição de brindes e o discurso do representante da SMEL.
Durante todas as atividades as equipes somaram pontos, tendo pontuação especial as sócioeducativas de coleta de micro lixo, a participação nas palestras e o comportamento e espírito de grupo dos participantes.
O evento foi aberto ao público que quis assistir, sendo que os participantes eram exclusivamente os beneficiários das ONGs presentes.

Os participantes serão alunos de diversas ONG's do Rio de janeiro que, assim como o CADES, promovem a Educação através do Surfe. Além das competições das modalidades radicais estão programadas ações de educação ambiental com coleta de micro lixo e palestra de conscientização além de uma palestra de prevenção às drogas realizada por um representante da Polícia Militar do Rio de Janeiro – PMERJ.